Gente Que Brilha 2024: Histórias que inspiram na Gestão Pública
No Blog Sol, destacamos histórias que inspiram, conectam e reforçam a importância do trabalho árduo no setor de compras e licitações públicas. Em 2024, celebramos os talentos que...
Como viver em um mundo de incertezas? Diante de tudo o que falamos até agora, você deve estar se perguntando: como podemos caminhar sem saber exatamente para onde estamos indo? Para responder essa pergunta, vamos utilizar o conceito de Nassim Taleb,estatístico e investidor, internacionalmente reconhecido por seus livros que tratam de incertezas e eventos imprevisíveis. Entre os conceitos criados por Taleb estão Cisne Negro e Antifrágil.
“Algumas coisas se beneficiam de choques externos; elas prosperam e crescem quando expostas a volatilidade, aleatoriedade, desordem e estressores”, afirma Nassim Taleb.
Isso pode parecer um pouco contraintuitivo: como algo poderia melhorar ao ser quebrado? Vamos dar um overview sobre o que é, basicamente, esse conceito.
Calma! Sabemos que pode parecer algo difícil de imaginar. Vamos dar exemplos bem tangíveis para exemplificar.
Selecionamos 5 princípios que têm uma relevância muito grande para entrar nessa mentalidade, principalmente porque muitas pessoas acreditam que, passada a pandemia, iremos voltar ao normal, voltaremos a fazer as coisas como fazíamos antes. Porém, isso não é verdade. Voltaremos a um estado de normalidade, mas entraremos em um “novo normal”, que já estamos começando a vivenciar, ainda que muito superficialmente. O que vai ser exatamente esse normal, não sabemos claramente. Até porque ele ainda será construído. E o ideal é começarmos a construí-lo agora (antes que alguém o construa por nós).
Quando alguém explica uma ideia, ela precisa ser facilmente entendida. Ideias boas não precisam de muitas explicações. Isso é válido para tudo:
Quanto mais objetivo você for, mais você vai estar fazendo algo que faz sentido para todos e sendo compreendido.
No contexto da pandemia, a maioria das pessoas passa pela espiral de ler várias notícias, de diversos veículos, em diferentes horas do dia… ou seja, acabamos fixados em consumir informação o tempo todo. Então, não ser consumidos por dados é válido para esse âmbito pessoal. Mas também vale para o corporativo. Tudo é dado, tudo pode ser dado. Tudo pode ser medido e computado. Porém, as perguntas que precisamos fazer são: Tudo é relevante? Todo dado é necessário? O dado sem contexto possui valor? Sabemos, de fato, analisar um dado? O que estamos retirando dos dados faz sentido para o objetivo de negócio da empresa? Não fique à mercê dos dados. Tenha o controle da situação.
O Design Thinking e Metodologias Ágeis são pilares fundamentais para fazer um movimento de replanejamento constante, conforme prega o Ágil. Longos planejamentos não existem justamente porque imprevistos acontecem e as coisas precisam ser repensadas o tempo todo
E aqui fica um spoiler do futuro: replanejamento estratégico será algo muito popular em nosso novo normal porque a maioria das empresas perceberam o quanto é importante se replanejar e traçar novos objetivos. É fundamental sermos capazes de correr pequenos riscos, muitas vezes. Se você tem uma ideia, teste em uma escala pequena. Não espere estar tudo pronto para começar a tirar a prova real. Acredite. Experimente, faça, tente...
Acredite: só assim as coisas evoluem. E isso vai te ajudar a estar preparado para lidar com imprevisibilidades.
Estamos sempre em busca de soluções, de resolver problemas e saber exatamente o que temos que fazer para que algo dê certo. Porém, às vezes essa resposta não existe: não é uma resposta, não existe somente um jeito de fazer. Se você consegue arriscar (fazendo os experimentos propostos no número 3) e reconhecer o que não deu certo, você conseguirá chegar muito mais rápido no que vai dar certo. Isso porque estará excluindo o que atrapalha, atrasa e impede de chegar em um resultado.
Lembre-se: o aleatório acontece. E acontece o tempo inteiro. Esteja aberto para trabalhar e entender o que existe para ser aprendido no agora e o que existe de oportunidades futuras nesse cenário. Chove quando a meteorologia diz que vai fazer sol. Um telefonema pode mudar todo o planejamento do seu dia. Aquele projeto pode apresentar um problema que ninguém conseguiu prever. Você não pode ficar paralisado. É preciso agir. E a primeira pergunta a se fazer é: como faço para reverter essa situação? Aceite o acaso, entenda-o, incorpore-o e transforme-o.
Nosso mundo está em mudança constante. Nunca tantas aconteceram em tão pouco tempo. Como podemos viver evoluindo e nos reinventando? Aprendendo a cada dia. Errando. Descobrindo. Repetindo. Ensinando. Evoluindo. Querendo mais. E qual o combustível dessa jornada? A nossa curiosidade, que nos leva a continuar crescendo. São nesses momentos que ativamos nossa inteligência e criatividade para criar soluções que nos ajudem a superar os desafios.
Fonte: MJV – Consulting
Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!