Fraudes em licitações públicas: saiba como evitar
Fraudes em licitações públicas representam um desafio significativo para garantir a integridade dos processos licitatórios e a igualdade de oportunidades entre participantes. Este artigo explora...
O Moonshot thinking é um dos mindsets utilizados no ambiente corporativo para o desenvolvimento de projetos inovadores. A metodologia convoca as empresas a expandirem suas possibilidades de planejamento e execução, para com isso alcançarem resultados até 10x superiores.
Ficou curioso para saber mais sobre o conceito moonshot? Descubra como empresas podem implementá-lo em suas rotinas.
A palavra moonshot em tradução literal significa “vôo à lua”. O nome originou-se do projeto Apolo XI, responsável por levar o homem à lua pela primeira vez na história.
Para que o marco fosse possível, a Nasa precisou utilizar inovações precursoras ao longo de toda missão. Não havia na época tecnologias à disposição para o alcance do objetivo, portanto, a solução foi o desenvolvimento de tecnologias que permitissem a chegada do homem à lua.
E é esse todo o conceito por trás do Moonshot Thinking. Sendo este, portanto, a resolução de problemas através da utilização de soluções e tecnologias disruptivas para tal.
A metodologia tem como principal objetivo fazer com que as empresas alcancem resultados 10 vezes maiores, e não apenas 10% melhores. Este tipo de mindset inovador é o grande responsável pelo desenvolvimento de tecnologias revolucionárias, como a inteligência artificial, por exemplo.
Se a sua empresa almeja criar soluções cada vez mais “fora da caixa”, é preciso pensar grande e ir além. E o objetivo pode ser alcançado através da aplicação de conceitos do moonshot thinking na rotina do negócio.
Entretanto, é importante ressaltar que, os projetos aplicáveis neste tipo de metodologia são considerados arriscados e são planejados a longo prazo. Afinal, o intuito é o desenvolvimento de um modo totalmente novo de se pensar o projeto, ou seja, algo ainda não explorado.
Portanto, por se tratar de uma forma de pensar e executar exploratória, é de se esperar que isso demande um tempo maior para que o objetivo final seja alcançado. E vale ressaltar também que, ele nem sempre pode ser alcançado, afinal, estamos tratando de soluções nunca antes praticadas.
Porém, quando alcançado resultados positivos, é algo considerado revolucionário, precursor para o mercado, o que por sua vez pode elevar consideravelmente o nível da sua marca.
Veja como é possível implantar a metodologia moonshot thinking na rotina da sua empresa:
O primeiro passo para aplicar qualquer mudança é a renovação de mindset. Neste caso, a cultura organizacional da empresa precisa estar voltada para a inovação em todas as etapas.
Deve-se esquecer as soluções conservadoras e métodos tradicionais de desenvolvimento de projetos, e direcionar o foco para a resolução de problemas de forma não convencional.
Para que isso seja possível, deverá ser repensado os processos internos, desburocratizando etapas e abrindo espaço para a criatividade de seu capital humano.
A empresa só vai alcançar resultados positivos com o moonshot thinking se contar com talentos na equipe com habilidades estratégicas. Afinal, o desenvolvimento de projetos revolucionários exige criatividade e inovação, pensamento ágil, visão sistêmica etc.
Por isso, é fundamental que a empresa passe o protagonismo para o seu capital humano na tomada de decisão. Dessa forma, sua equipe se torna mais ágil e direcionada a encontrar as soluções certas nos momentos certos.
Como já dissemos anteriormente, essa é uma metodologia que envolve riscos, logo, a liberdade de criação é crucial para que os profissionais possam se arriscar. E como sabemos, toda inovação nasce de um risco, portanto, não tenha medo de errar.
Os projetos de inovação de empresas que usam o Moonshot Thinking, como o Google ou Tesla, estão sempre desafiando o status quo. Pegando essas empresas como modelo, observamos que aquelas que continuam a pensar em soluções tradicionais terão resultados pouco inovadores.
Uma das grandes vantagens do Moonshot Thinking, é desafiar as pessoas a pensarem em problemas de forma tão ampliada que a solução desenvolvida provavelmente será algo que não só irá resolver as dores daquele problema, como irá mitigar totalmente a existência dele.
Em startups, cuja utilização de metodologias ágeis é quase mandatória, o Moonshot Thinking as auxilia a tirarem a inovação da vala comum, em vez de simplesmente bolarem soluções mecânicas para problemas.
Será que em vez de oferecer um produto que ajude a diminuir uma dor, não posso, em vez disso, eliminar a existência do problema? São mil perguntas a se fazer, mas você transforma a necessidade em algo muito maior e se propõe a criar um produto ou solução que vai além do esperado, utilizando esta metodologia.
O Google é uma das empresas responsáveis pela popularização do conceito de moonshot thinking no universo corporativo. A empresa adotou a metodologia em seu laboratório de projetos de inovação semi-secretos, o Google X.
Atualmente estão sendo desenvolvidos dezenas de projetos inovadores que objetivam solucionar problemas globais.
“X é um grupo diversificado de inventores e empreendedores que constroem e lançam tecnologias que visam melhorar a vida de milhões, até bilhões, de pessoas. Nosso objetivo: um impacto de 10x nos problemas mais intratáveis do mundo, não apenas uma melhoria de 10%. Abordamos projetos que têm aspiração e risco de pesquisa com a velocidade e ambição de uma startup.”
O projeto já desenvolveu um carro autônomo que tem objetivo de reduzir as mortes nas estradas causadas por erros humanos; balões de internet que viajam pelo espaço, estendendo a conectividade da Internet às áreas rurais; robôs que classificam a reciclagem dos lixos, dentre outros.
Todas elas são inovações revolucionárias que podem transformar significativamente hábitos e tendências da população. Sendo esta a estrutura central do conceito de moonshot thinking.
Fonte: Arbache e Whow
Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!