Gente Que Brilha 2024: Histórias que inspiram na Gestão Pública
No Blog Sol, destacamos histórias que inspiram, conectam e reforçam a importância do trabalho árduo no setor de compras e licitações públicas. Em 2024, celebramos os talentos que...
Os valores ESG reacenderam o tema da sustentabilidade em diversos setores da economia e prometem influenciar diretamente o dia a dia das empresas.
Boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa estão em alta na economia e têm provocado um movimento de mudança nas empresas ao redor do mundo.
As novas gerações têm uma preocupação quase intrínseca com pautas como o meio ambiente e impacto positivo. Nas últimas décadas, essa mentalidade ganhou amplitude com a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que incluem metas de mitigação de riscos ambientais e ampliação dos direitos humanos.
Esse novo panorama se refletiu, é claro, nos negócios. Ano após ano – e cada vez mais -, essas transformações são necessárias para que as empresas estejam atualizadas em relação às demandas da sociedade – e sobrevivam a elas, é claro! A última fronteira dessa evolução é a popularização dos valores ESG, que surgiram primeiro no setor financeiro e depois transbordaram para o dia a dia nos escritórios.
Os aspectos ESG representam uma virada de chave definitiva para o mindset sustentável, principalmente nas grandes corporações. Fique por aqui e descubra tudo o que essa sigla representa!
Seja em qual setor da indústria você estiver, provavelmente já deve ter esbarrado com a sigla ESG — ou ASG, na versão em português. O acrônimo refere-se aos termos ambiental (enviromental, em inglês), social e governança.
Reunidos, esses pilares sugerem um nível de comprometimento das empresas em tornar suas operações mais responsáveis em termos de sustentabilidade, impacto social e gestão corporativa.
Com a chegada de uma nova força de trabalho ao mercado, é natural que algumas práticas mudem com o tempo — e isso tem impacto direto sobre os negócios. Essa adequação passa por um melhor entendimento das corporações sobre os valores que regem os novos tempos.
Os princípios ASG foram criados para avaliar a capacidade das companhias interpretarem o que está acontecendo na sociedade e traduzir esses valores no negócio. Para o mercado, isso gera uma correlação positiva entre sustentabilidade e estabilidade do negócio.
Em cada um dos 3 princípios ESG há uma série de variáveis contemporâneas que auxiliam investidores a entenderem com maior profundidade o modus operandi das empresas nas quais estão depositando seu dinheiro. Confira algumas delas:
Ambiental (environmental, em inglês)
O critério ambiental está relacionado à maneira com que as organizações atuam em relação às metas de sustentabilidade, seja a partir da maneira como utiliza energia, descarta resíduos ou emite gases poluentes em suas atividades.
O quesito ambiental abrange assuntos como:
Social
O fator social preza pela garantia dos direitos e segurança dos funcionários, treinamento e preocupação com a diversidade e equidade nos quadros. Refere-se, também, à construção de uma relação mais transparente e de mão dupla com as comunidades envolvidas no processo produtivo, consumidores e sociedade.
Confira ações que fazem parte do escopo social do ESG:
Governança
Já a governança refere-se ao modo como uma empresa é gerida por seus sócios, cúpula diretora e demais lideranças, bem como a maneira como acontece o relacionamento entre a alta cúpula e os demais colaboradores.
Entre as boas práticas de governança estão incluídos:
Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!