Nesta primeira edição de Gente Que Brilha vamos acompanhar a trajetória de Laureci Lopes – Gerente Sr de Licitações e Contratos-Público e Privado, que há 20 anos vem construindo uma carreira de sucesso na área de Compras e Licitações Públicas e hoje é uma inspiração para todos nós. Com vocês, Laureci Lopes, em entrevista exclusiva para o SOL.
1 Quem é a Laureci? Conte um pouco sobre você…
Sou apaixonada pelo que faço, advogada, sempre atuei na área Jurídica, mas com uma sinergia forte com as áreas comerciais, e vendas ao mercado público.
Já dediquei muitas horas de minha semana para o time comercial, acompanhando a trajetória dos pregões presenciais. Em 2011, assumi de vez minha migração e fui para a área de suporte aos negócios da Danone, gerenciando uma equipe maravilhosa. Hoje estou na Medtronic, empresa global, de origem americana que atua no segmento de Dispositivos Médicos. Tenho um time engajado e focado em licitações públicas,mas que atua também em suporte na gestão das cotações privadas e suas operações.
Realizada totalmente como mãe, de duas pequeninas: gêmeas e superativas. Estou focada em conciliar minha carreira com a gestão, desenvolvimento de pessoas e a dedicação à família.
2 Na sua opinião, quais são os highlights de sua carreira?
Acredito que o ponto mais alto da minha carreira foi a migração de área jurídica para os negócios diretos, em um modelo transformador de gestão de times, com projetos do “go direct”. Um dos destaques foi trazer esse change management para a área que até então, era vista como operacional e passou a ser uma área com uma visão estratégica de negócios públicos, que absorvia oportunidades e consequente aumento de market share na venda governamental.
3 Desafios – A vida é feita de desafios, aqueles que nos tornam melhores e mais capazes. Quais foram os desafios marcantes de sua trajetória que você gostaria de compartilhar conosco?
Sempre digo, que todo o dia é um desafio, mas sempre vem em minha mente, o primeiro dia de trabalho pós licença maternidade. O ano 2016 começava com grandes projetos na empresa onde eu estava: este mix de gerenciar time, projetos e ao chegar em casa, me dedicar às minhas gêmeas ainda muito pequenas, me fez uma mulher forte para vencer todas as etapas que viessem pela frente.
Outro e atual desafio, que acredito de muitos, tem sido o trabalho em home office. Requer uma administração total do tempo, tenho me exercitado muito e com reflexões, para que no meu papel como gestora, eu consiga entregar os resultados junto com o meu time, além, de me dedicar à educação de minhas as filhas que começam o seu primeiro período letivo nesse ano.
4 Inspiração – O que te inspira, o que te motiva no mercado de Licitações Públicas?
O que me inspira nesse mercado, além do aprendizado diário, é a possibilidade de inovar e modelar processos, para que a rotina seja mais eficiente. Engajar as pessoas do time para que façam parte do business, da análise de cenários e das estratégias, é fundamental. Pratico isso diariamente com eles.
Fico extremamente orgulhosa, quando recebo um recognize de pessoas do time com frases do tipo: “seu profissionalismo fez a diferença no meu setor de vendas”;” aprendi muito com você”, “você contribuiu para o bem-estar do nosso paciente”, somo a tudo isso, a oportunidade incrível de contribuir para diversificar e incluir. Vejo empresas trazendo isso à tona neste momento, mas, um líder que inspira faz com que essas oportunidades se efetivem todos os dias.
5 Projetos atuais – Quais são os projetos que te “inspiram” atualmente?
A maior dedicação tem sido para os projetos de inovação na área, automatizando os processos, facilitando as análises e, sem dúvida, isso trará mudanças estratégicas significativas para o time que suporta as unidades de negócios, a cultura da empresa e como um todo em geral. Não temos como não olhar para frente e ver que a inovação faz parte de cada um de nós.
6 Nova Lei de Licitações – Como você está vivenciando este processo de transição para a nova Lei de Licitações?
Estou nesse momento em estudos sobre a nova lei, não vejo uma lei totalmente disruptiva, até pelo tempo que ela tramitou até chegar na 14.133/21, mas vejo que ela veio para unificar diversas normas, o que já contribui bastante; proporcionará também, uma remodelação com criação de sistemas informatizados e unificados para o acompanhamento das licitações e o aumento da transparência.
7 Compartilhe conosco uma frase, um pensamento especial que te faz vibrar e tem um significado especial para você.
“Há quem diga que se quisermos e desejarmos profundamente alguma coisa, ela se realizará.” É claro, considerando que, além de desejar muito, faremos por onde para conquistar. Temos assim que querer + agir = poder” (Audrey Vanessa Barbosa).
Ouvi isto em uma palestra recente e é uma definição ampla de “querer é poder”; é a “minha frase”, que sempre acompanhou minha trajetória profissional, e vibro com essa definição, que é muito especial para mim e sempre falo dela como legado de vida.