Já se vão mais de 63 anos, desde que o conceito de Inteligência de Mercado foi criado e divulgado. Ao longo destes anos, o conceito de Inteligência de Mercado e suas aplicações na gestão de negócios foram evoluindo e se tornaram cada vez mais “inteligentes, automatizados e acessíveis” para a grande maioria das empresas.
Vale lembrar que as soluções de Inteligência de Mercado são fruto da inovação tecnológica. Não há sistema de Inteligência de Mercado sem o uso intensivo da Tecnologia da Informação.
Mais do que ser considerada uma solução tecnológica inovadora, que captura, minera, trata e analisa grandes quantidades de informações, a Inteligência de Mercado é uma ferramenta de Gestão Empresarial essencial, tanto para o desenvolvimento estratégico, como operacional dos negócios.
Inteligência de Mercado e a Gestão Empresarial
A base de uma boa gestão de negócios está na capacidade das empresas de tomarem decisões bem-sucedidas e com o máximo de agilidade. O processo de tomada de decisão – seja ele estratégico, seja operacional – é o que move e dá “tônus muscular” para um negócio. O crescimento saudável de uma empresa e a perpetuação de seus propósitos e ideais estão diretamente relacionado com a sua estratégia de negócios.
Como definir e estruturar uma estratégia de negócios voltada para o crescimento e para a otimização de resultados?
Embora essa pergunta pareça muito complexa e abrangente, tem uma resposta simples: através da Informação. É o acesso sistematizado à informação qualificada que dá sustentação e fornece subsídios concretos para a tomada de decisões de negócios inteligentes e com elevadas chances de sucesso.
A informação é o ativo mais valioso dos nossos tempos; sem informações qualificadas os gestores e empresários conduzem seus negócios na base do “eu acho”, do feeling e da intuição. O “achismo” não é uma opção para as empresas que querem se destacar nos seus segmentos de atuação e alavancar seus resultados.
O que é Inteligência de Mercado ?
A Inteligência de Mercado é composta essencialmente por informações que são sistematizadas em um processo complexo de captura, tratamento e análise de grandes bases de dados. Ou seja, o dado se transforma em informação, que é a “matéria-prima” básica para a gestão de uma empresa.
Da macro à micro informação, a Inteligência de Mercado possibilita e valida uma série de ações estratégicas e/ou operacionais que visam à otimização de resultados, tais como lucratividade, faturamento, aumento de vantagens competitivas diante dos concorrentes, mapeamento de tendências, identificação de novas oportunidades e geração de insights.
As soluções de Inteligência de Mercado são extremamente poderosas, capazes até de mudar os rumos de um negócio, impedir eventuais fracassos ou exponenciar resultados.
Em relação a exponenciar resultados e crescimento, a Inteligência de Mercado é essencial para empresas que querem entrar no Mercado Público ou planejam aumentar sua penetração nas Vendas e Licitações Públicas.
Mapeamos aqui algumas “dicas” essenciais para as empresas que ainda não vendem para o Governo e também, para aquelas que já participam de processos licitatórios.
Empresas que nunca venderam para o Governo e querem identificar novas oportunidades de negócio
Para empresas que nunca licitaram ou venderam seus produtos e serviços para o Governo (esferas Federal, Estadual e Municipal) independentemente do porte ou segmento de atuação, a Inteligência de Mercado voltada para o Mercado Público fornece informações essenciais que mapeiam e identificam oportunidades reais de comercialização, possibilitando inclusive estudos e projeções de faturamento.
Para os neófitos em Compras e Licitações Públicas, através da Inteligência de Mercado é possível:
Identificar os órgãos públicos licitadores e estabelecer um ranking que informa as quantidades e os valores comprados para um determinado produto ou serviço, da forma mais detalhada possível, de acordo com o especificado pelo órgão licitador.
Por exemplo, um fabricante de canetas pode identificar quantas unidades foram vendidas e os respectivos valores de “ esferográficas com corpo transparente, tinta azul e ponta esfera de tungstênio, escrita média ” que foram licitadas e compradas pelo Ministério da Educação , nos últimos 3 anos, exatamente como especificado em cada edital publicado. Dessa forma, a direção da empresa em questão poderá fazer projeções, calcular o potencial de vendas, faturamento e tomar a decisão de entrar ou não no mercado público, de forma assertiva e segura.
Mapear o comportamento de seus concorrentes nas licitações públicas.
Proporciona uma visão completa dos produtos e serviços vendidos, preços praticados, órgãos compradores e uma série de outras informações essenciais, que uma solução de Inteligência de Mercado Público completa, profunda e abrangente pode disponibilizar.
Analisar e ranquear os preços praticados com uma série de possíveis cruzamentos analíticos: preços máximos, médios e mínimos praticados por órgão licitador, por estado, com micro detalhamentos, por marca ,SKU´s, moléculas ou outros.
Empresas que vendem para o Governo e querem alavancar seus resultados
As empresas que já participam de Licitações Públicas, reconhecem o enorme potencial do mercado público e usufruem do impacto positivo que as vendas ao Governo têm no seu faturamento, também podem se beneficiar – e muito – de uma solução de Inteligência de Mercado que proporcione o acesso a informações estratégicas, tais como:
- Tamanho de mercado em volume e valor, inclusive por distribuição geográfica e estados;
- Análise de market share em volume e valor, com micro detalhamentos por segmentação geográfica, marca, produto, SKU´s, molécula, etc;
- Mapeamento de segmentos desertos ou inexplorados;
- Ranking de órgãos licitadores por estado, por produto ou serviço;
- Ranking de preços: maiores, menores e médias ponderadas;
- Detalhamento dos preços praticados por concorrentes;
- Mapeamento dos ganhadores por certame com possibilidade de “n” cruzamentos analíticos;
- E uma série de outros indicadores inteligentes e essenciais.
Saiba como a Danone identificou novas oportunidades de licitações públicas , conquistando segmentos desertos e inexplorados, através da solução IBIZ Inteligência de Mercado – Essencial para a Gestão de Negócios e Licitações Públicas.