Estamos na oitava edição do Gente que Brilha! E hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Regina Ammiratti, advogada apaixonada pelo universo das licitações públicas, que há 16 anos vem construindo uma carreira de sucesso no segmento de Medical Devices & Pharma.
Com vocês, Regina Ammiratti, em entrevista exclusiva para o SOL.
1 Quem é a Regina? Conte um pouco sobre você…
Eu sou Regina S. Ammiratti. Comecei a trabalhar logo após o colégio para ajudar minha família e ir conquistando minhas coisinhas. Já namorava e, com ele, que veio a ser meu marido e grande incentivador, fiz muitos planos de crescimento. Ao entrar na faculdade de Direito, por meio de uma bolsa de estudos, me apaixonei pela área, mas não queria atuar somente como advogada.
No primeiro estágio, me deparei com o Direito Administrativo, em que conheci as licitações públicas e o quanto esse universo se desdobra em muitas frentes, que vão desde o conhecimento prático das leis e suas aplicações até o expertise comercial de traçar as melhores estratégias e análises para vendas ao Governo.
Atuo na área há 16 anos, sendo a maior parte no segmento de Medical Devices & Pharma. Estou me especializando em Gestão de Negócios e, assim, pretendo continuar neste segmento para, a cada dia, melhorar a vida das pessoas.
2 Na sua opinião, quais são os highlights de sua carreira?
Minha primeira conquista foi quando, no início da carreira, entrei em uma multinacional. Era um universo de conhecimentos que se abria e pude galgar muitos passos lá dentro, iniciando como assistente e, depois, sendo promovida à coordenadora da área de Licitações.
Posteriormente, já formada e casada, me tornei gestora e passei a trabalhar não só operacionalmente, mas também pensando na construção de melhores práticas e gestão de pessoas. Assim pude desenvolver planos de negócios para que o canal público fosse completamente relevante dentro das empresas.
Em uma nova oportunidade, fui convidada para construir uma área de Licitações Públicas de participação direta, pois estavam atuando somente com terceiros. Desse modo, pude estruturar processos, trazer pessoas experientes e aplicar as melhores ferramentas e modelos para gerir o canal público da empresa.
3 Desafios
A vida realmente é cheia de desafios e surpresas! Em meio à pandemia, estava mudando de apartamento para estar mais próxima ao trabalho e gerir melhor meu tempo, quando tive a chance de participar de um novo processo seletivo para outra grande multinacional do ramo de Medical Devices & Pharma.
Mas porque isto seria meu novo desafio (profissional e pessoal)? Porque eu teria que assumir uma área de licitações com mais pessoas e em outro estado do país. Tendo que mudar completamente minha vida “paulistana” para encarar uma nova vida “carioca”.
Hoje, estou no Rio de Janeiro e atuo na B. Braun Brasil. Com certeza, foi a melhor escolha que eu poderia ter feito. Cresço como gestora ao lado de pares, líderes e funcionários exemplares, no setor de Vendas Públicas, que cresce a cada dia, focando em produtividade, análise de mercado e gestão estratégica.
E os desafios não param e é isso que nos move a cada dia. E neste significativo momento da minha jornada profissional, assumo também a Gerência de Operação de Vendas da empresa, que engloba toda a Operação de Cadastro e Faturamento, conectando todos os setores que rodam a engrenagem de Vendas e tendo a oportunidade de contar com um time diversificado, focado na operação e no cliente.
4 O que te inspira e motiva a cada dia que você se dedica ao mercado de Licitações Públicas?
Inspira-me trabalhar nesse setor com honestidade e ética, aprendendo todos os dias com uma empresa repleta de transformações, bem como saber que o canal público leva qualidade de vida às pessoas que mais precisam e que meu trabalho diário, como gestora, está transformando também a vida da minha equipe: isso me motiva cada vez mais.
5 Quais são os projetos profissionais que “mobilizam”você atualmente e estão canalizando sua atenção?
Estamos agora em pleno uso da nova Plataforma de Gerenciamento de Licitações, o Essenciz by IBIZ, tornando a área de Vendas Públicas cada vez mais digital, podendo usar o nosso desenvolvimento de inteligência de dados para sermos mais ágeis e munidos de indicadores que nos trarão as melhores decisões comerciais. Isso agrega muitos benefícios competitivos para a empresa.
6 Na sua opinião, quais os impactos que a nova Lei de Licitações trará para o mercado de Compras Públicas?
A nova Lei de Licitações continua sendo mais estudada do que propriamente praticada. Estamos lidando, aos poucos, com suas inovações e implementações. Apesar de extensa, ela trará uma espécie de consolidação de decretos, leis, portarias, instruções normativas e acórdãos do Tribunal de Contas da União sobre as licitações públicas e os contratos administrativos.
Se a aplicação nos servir para mitigar o excesso de formalismo, expandir novos conceitos e facilitar a operação do fornecedor, poderemos dizer que ela valeu à pena.
7 Compartilhe aqui conosco uma frase, um pensamento especial que te faz vibrar e tem um significado especial para você.
Hoje, poderia usar esta frase que exemplifica muito o momento em que vivemos:
“Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.” Carlos Drummond de Andrade.
Nossos dias são bombardeados de tarefas e informações, e eu acredito que sábio é aquele que consegue lidar com seu tempo, conciliar suas atividades profissionais, pessoais, desejos e descanso. É a melhor fórmula que acredito seguir para não perder o foco e continuar alcançando meus sonhos!!