Fraudes em licitações públicas: saiba como evitar
Fraudes em licitações públicas representam um desafio significativo para garantir a integridade dos processos licitatórios e a igualdade de oportunidades entre participantes. Este artigo explora...
A catarinense, Renata Gaspar Kuhn tem 10 anos e já aprendeu a lição mais importante desta pandemia, que cidadania e solidariedade devem ir além das palavras: elas só se concretizam, através das nossas ações cotidianas.
Com suspeita de Covid-19, devidamente medicada e em isolamento social com a mãe, a pequena Renata ainda aguarda o resultado do teste , mas se preocupou com a possibilidade de transmissão da doença.
Segundo nos conta a mãe, Jaqueline Gaspar, no momento em que ela preparava o lixo para descarte, que já havia sido higienizado com álcool 70%, Renata questionou “mas, mãe, os garis que vão mexer no nosso lixo não sabem que a gente pode estar contaminada com a Covid. Como é que a gente vai fazer?”. Eu ainda falei, “não, filha, eles usam luva”. Mas ela disse “não, mãe, mas a gente precisa avisá-los. Eles são também o amor de alguém”.
Renata teve uma ideia, foi para o seu quarto, pegou papel, canetinhas coloridas e escreveu a mensagem: “Cuidado – lixo possivelmente contaminado. Bom trabalho!”, que foi devidamente colada por sua mãe no saco de lixo a ser descartado. A ação solidária viralizou nas redes sociais e Jaqueline deseja que a atitude da filha sensibilize as pessoas.
“Pelo menos que sirva para conscientizar as pessoas, né? Tantas pessoas com sintomas andando por aí e ela tentando cuidar de alguém que nem faz ideia se a pessoa está contaminada ou não”, afirma.
Anthony Hernandez, um simpático garoto que vive na cidade de Ambato,no Equador, tem dado o que falar entre internautas de todo o mundo. Nas imagens, que percorreram as redes sociais, o menino é visto protegendo seu cão com uma máscara contra a Covid-19. Na sequência, os dois saem em um passeio de bicicleta.
Embora a família de Anthony viva numa região com habitações simples, eles tem cinco cães e dois gatos, todos tratados com muito carinho por este “pequeno São Francisco”, que está sempre de olho no bem estar de seus animaizinhos.
São gestos inesperados, carregados de respeito e solidariedade, como o destas duas crianças, Renata e Anthony ,que podem nos ensinar a olhar o mundo ao nosso redor com mais carinho e cuidado.
Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!