26/04/2021
Médicos japoneses realizam 1º transplante de pulmão de doador vivo para mulher com Covid-19
Uma japonesa realizou o primeiro transplante do mundo de um pulmão de doadores vivos para um paciente recuperado de Covid-19. A cirurgia foi necessária, pois seus pulmões foram gravemente danificados pela doença.
Segundo o Hospital Universitário de Kyoto, a mulher foi submetida a uma operação de 11 horas por uma equipe médica de 30 pessoas para realizar o transplante do tecido pulmonar de seu marido e filho.
Pessoas em todo o mundo receberam transplantes de pulmão como parte de sua recuperação da doença. Mas, de acordo com os médicos, este caso foi o primeiro em que o tecido pulmonar foi transplantado de doadores vivos.
“Demonstramos que agora temos a opção de transplante de pulmão (de doadores vivos)“, explica o Dr. Hiroshi Date, cirurgião torácico do hospital que liderou a operação.
A paciente contraiu Covid-19 em 2020 e passou meses em uma máquina de suporte de vida que funcionava como um pulmão artificial. Apesar disso, como seus pulmões não funcionavam mais, ela precisou rapidamente de um transplante de pulmão para viver.
O marido e o filho da mulher se ofereceram para doar partes de seus pulmões. Com a cirurgia já realizada, ambos estão em condições estáveis e a mulher continua em cuidados intensivos. Ela deve deixar o hospital em dois meses, de acordo com o hospital.
Fonte: CNN