08/06/2020
O segredo para iniciar uma nova carreira na era do coronavírus
A impossibilidade de deslocamento para os empregos e o mal-estar geral causados pela pandemia de coronavírus não têm precedentes na história. A questão foi agravada por um cenário de mídia que muitas vezes confundiu e angustiou na mesma proporção que ajudou. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, em Irvine, destaca o sofrimento em massa causado pelo consumo de notícias durante a crise do coronavírus. O imenso fluxo de informações, dentre as quais existem algumas totalmente enganosas, pode causar paralisia no momento em que é preciso agir.
Ao enfrentar a incerteza em torno do futuro, o momento atual não é ideal para ficar atolado em confusão. Alexandra Carter, professora da Columbia Law School, em Nova York, acredita que a maneira perfeita de se libertar dessa sensação de bloqueio é dar o primeiro passo, por menor que seja, em direção ao novo futuro. Em seu último livro “Ask for More” (“Peça Mais”), ela descreve como é possível progredir em quaisquer que sejam seus objetivos, como encontrar um novo emprego, obter um aumento salarial ou mudar a carreira.
De acordo com o que Carter explica, o segredo não está exatamente em qual é o primeiro passo, mas é preciso dá-lo. “Focar na atitude inicial pode nos ajudar a criar impulso”, diz ela. “Ao nos direcionarmos para um objetivo grande e empolgante, tentar projetar toda a solução desde o início pode parecer mais impressionante do que produtivo.
Além disso, é possível que o fato de estar sobrecarregado leve até mesmo as pessoas mais motivadas a desistirem prematuramente ou abordarem as situações de maneira aleatória. Às vezes, precisamos desse único passo para nos ajudar a criar um pequeno momento”. O tempo presente é totalmente incerto, mas cada dia apresenta uma nova oportunidade, e agora é a hora de tomar a primeira atitude em direção a um futuro melhor.
Fonte: Forbes / Pavel Krapivin