Fraudes em licitações públicas: saiba como evitar
Fraudes em licitações públicas representam um desafio significativo para garantir a integridade dos processos licitatórios e a igualdade de oportunidades entre participantes. Este artigo explora...
Nesta nona edição do Gente Que Brilha, vamos acompanhar a trajetória de Leonardo Moraes dos Santos, advogado de formação, cuja trajetória profissional eclética é um estímulo para todos que atuam ou pretendem trabalhar na gestão de negócios públicos.
Com vocês, Leonardo de Moraes dos Santos, em entrevista exclusiva para o SOL.
1 Quem é o Leonardo? Conte um pouco sobre você…
Me chamo Leonardo, sou advogado de formação e entrei nesse universo de licitações por acaso. Iniciei minha vida profissional como estagiário na área de Direito do Trabalho e atuei na extinta Companhia Santista de Transportes Coletivos (CSTC), onde tive a chance de prestar um concurso público para a CET-Santos.
Passaram-se alguns meses – eu já estava formado e advogando em um escritório trabalhista, quando recebi a convocação de aprovação no concurso. Como a CET-Santos já conhecia o meu trabalho como estagiário na CSTC, fui indicado para iniciar as atividades dentro do Departamento de Licitações da Companhia. Ali fui treinado, desenvolvendo novas habilidades para exercer o cargo de pregoeiro e de presidente da Comissão de Licitações.
Em 2009, houve uma grande mudança profissional: abrir mão da minha carreira pública para iniciar no segmento da Indústria de Saúde.
Desde então, venho focando minha trajetória profissional em grandes empresas da área de Saúde, começando pela Abbott Laboratórios, passando pela Philips Medical System e Medtronic Brasil, onde, atualmente, atuo como supervisor sênior de Licitações – Bid & Tenders.
2 Em sua opinião, quais são os highlights de sua carreira?
São mais de 15 anos dedicados à área de Licitações e Mercado Público e penso que iniciar a minha carreira do “lado de lá”, como órgão licitante, me trouxe uma bagagem adicional importante. Tive a oportunidade de entender e vivenciar o processo licitatório como um todo: conhecer as necessidades do pregoeiro, da área de Compras e do administrador público. Ter essa visão e conhecimento do processo, principalmente sobre a fase interna da Administração, me ajuda até hoje, nas melhores tomadas de decisão, mapeamento e gerenciamento de riscos do Mercado Público.
3 Desafios – a vida profissional e a pessoal é feita de desafios, que nos tornam melhores, mais fortes e mais capazes. Quais foram os desafios marcantes de sua vida profissional ou pessoal que você gostaria de compartilhar conosco?
Registro aqui a minha profunda gratidão a todo o conhecimento e experiência que obtive como presidente da Comissão de Licitações, certamente um dos desafios mais marcantes da minha vida.
Ao abrir mão da carreira como funcionário público concursado, para tentar uma carreira na Indústria, saí da minha zona de conforto, o que agregou muito ao meu perfil profissional.
E o desafio não parou por aí, porque a mudança de empresa também me fez mudar de cidade, saindo de Santos e vindo para São Paulo. Foi um momento importante na minha vida e tive a oportunidade de evoluir minha capacidade de adaptabilidade e resiliência, além de expandir meus horizontes e conhecer novas culturas e experiências.
4 O que inspira e motiva você a cada dia que se dedica ao mercado de Licitações Públicas?
Sempre fui apaixonado por tecnologia. É muito gratificante atuar (e ter atuado) em empresas que, constantemente, buscam inovações e aplicações de novas tecnologias para melhorar a vida dos pacientes.
Fazendo o link com a nossa área de atuação – Licitações Públicas –, é muito motivador pensar que pacientes com menor poder aquisitivo podem ter acesso à tecnologia de ponta em suas terapias, tratamentos e procedimentos cirúrgicos.
5 Quais são os projetos profissionais que “mobilizam” você atualmente e canalizam a sua atenção?
Hoje, trabalhamos arduamente para trazer uma visão efetivamente estratégica ao nosso Departamento de Licitações. Buscamos deixar de ser uma área operacional, vista muitas vezes como burocrática em razão de processos legais e documentos, para nos transformar em parceiros estratégicos do negócio.
Vemos uma considerável mudança nos últimos anos por parte da Administração Pública – novas plataformas, decretos, processos eletrônicos. Precisamos nos preparar e nos capacitar para os frutos que essas mudanças trarão em curto e médio prazos.
Somente a excelência operacional não será suficiente para lograr êxito nas negociações com os órgãos públicos licitantes. Informações estratégicas e análises detalhadas das oportunidades serão um diferencial para quem quiser continuar atuando no Mercado Público.
6 Compartilhe aqui conosco uma frase, um pensamento especial que o faz vibrar e tem um significado especial para você.
NUNCA é tarde para se desafiar em uma nova oportunidade. NUNCA é tarde para se aprender algo novo.
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