Gente Que Brilha 2024: Histórias que inspiram na Gestão Pública
No Blog Sol, destacamos histórias que inspiram, conectam e reforçam a importância do trabalho árduo no setor de compras e licitações públicas. Em 2024, celebramos os talentos que...
Continuamos nossa jornada aqui no Lumina, mas, desta vez, vou seguir por um caminho diferente e que está diretamente relacionado com a minha trajetória: a inovação tecnológica.
Mais do que nunca, estou acompanhando de perto as tendências tecnológicas que já impactam a gestão de negócios e administração pública, sempre tendo em vista o que o futuro nos espera.
Num mundo cada vez mais conectado, as distâncias entre os processos de desenvolvimento de novas tecnologias para o setor público e a sua implantação têm sido cada vez mais curtas. As boas práticas de gestão e governança na administração pública adotadas por “n” países ao redor do mundo tem sido cada vez mais divulgadas e são mais do que fontes de inspiração. Na minha opinião, são fontes de transformação, na qual todos nós, enquanto países, empresas e gestores, devemos mergulhar.
E falando em mergulho, que tal nos aprofundar nas tendências globais de inovação, conhecendo o mais recente Observatório da Inovação no Setor Público (OPSI), publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)?
A OCDE, fundada em 1961, é responsável, entre muitos outros estudos relevantes, pelo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Só para vocês terem uma ideia da importância e complexidade deste estudo, o Observatório da Inovação no Setor Público mapeou 1.084 iniciativas, desenvolvidas em 94 países, inclusive no Brasil.
Foram identificadas quatro tendências globais em termos de inovação para o setor público, que compartilho aqui com vocês:
Como existe um leque muito amplo em termos de inovação no setor público, selecionei aqui outras tendências potentes que estão chegando até nós e que já se fazem sentir, em maior ou menor grau, na administração pública de vários países, e o Brasil não foge à regra.
Compartilho aqui com vocês o link para Observatório da Inovação no Setor Público (OPSI). Tenho certeza de que vão achar muito interessante este material, ainda mais porque se trata de um conteúdo “fresquíssimo” – publicado mundialmente em maio.
O menu de oportunidades que a inovação tecnológica traz para o setor público é tentador. Temos à nossa frente, enquanto gestores, um mundo de novas possibilidades tecnológicas a serem degustadas.
Depende (e muito) de cada um de nós, que atua direta ou indiretamente no mercado público, contribuir com a aceleração responsável deste processo de criação de uma cultura de inovação tecnológica nos ambientes onde atuamos. Creio que nos cabe não só expandir este menu de inovações, mas torná-lo acessível, para que todos, cidadãos e gestores, possam degustá-lo sem moderação, já que a inovação tecnológica na gestão pública nos promete, em curto e médio prazos, um futuro mais transparente, ágil e colaborativo.
Nós nos encontramos na próxima edição do Lumina.
Até lá,
Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!