Como evitar que sua empresa seja desclassificada por Preço Inexequível
Aprenda estratégias para evitar desclassificação por preço inexequível em licitações. Garanta propostas competitivas e aumente suas chances de sucesso!
Você sabe como funciona a licitação de medicamentos? A aquisição de medicamentos no setor público é um processo administrativo que busca garantir a compra de produtos com o melhor preço, qualidade e as melhores condições de entrega.
Neste artigo, vamos explicar como funcionam as licitações, quais são as modalidades existentes, na Lei de Licitações e como a IBIZ Tecnologia pode ajudar sua empresa a ingressar desse mercado promissor de licitação de medicamentos. Saiba mais a seguir.
Para entender como funcionam as licitações, é preciso compreender que a negociação envolve diversas etapas, desde o planejamento até a execução do contrato. A princípio, o órgão público responsável pela compra define os medicamentos que precisa adquirir, sua quantidade, especificações técnicas e valor estimado da compra.
Essas informações devem constar no edital da licitação de medicamentos, documento que estabelece as regras e os critérios para a participação dos fornecedores interessados.
O edital também deve indicar qual é a modalidade da licitação, ou seja, o tipo de procedimento que será adotado para selecionar a proposta mais vantajosa para a administração pública.
Existem diferentes modalidades de licitação, que variam conforme o valor estimado da compra, o objeto da contratação e o grau de competição entre os fornecedores.
Atualmente existe o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), um sistema online que reúne todas as informações sobre as licitações e os contratos realizados pelos órgãos públicos em todo o país. Facilitando muito aquisição de medicamentos no setor público.
Além disso, as empresas podem contar com a modalidade diálogo competitivo, na qual o órgão público dialoga com os fornecedores previamente selecionados para desenvolver soluções inovadoras para atender às suas necessidades. Ela é indicada para contratações complexas ou que envolvam tecnologia de ponta;
Além disso, o processo tem sido cada vez mais automatizado para facilitar o processo, com a ampliação do uso do pregão eletrônico, que passa a ser a modalidade mais utilizada para a compra de bens e serviços comuns, inclusive os de engenharia.
Estabelecimento de novos critérios de julgamento das propostas, como o maior retorno econômico, o maior desconto e a melhor combinação de técnica e preço e por fim hoje se considera a existência de medidas de sustentabilidade, transparência, integridade e combate à corrupção nas contratações públicas.
Existem diferentes modalidades de licitação, que variam conforme o valor da compra, objeto da contratação e grau de competição. A Lei nº 14.133/2021 define a criação de novas modalidades de licitação e a unificação das regras para todas as esferas de governo. No caso da aquisição de medicamentos, existem quatro modalidades de licitação previstas:
Se você tem dúvidas sobre como funciona o pregão, é preciso explicar que ele é uma modalidade na qual os fornecedores apresentam suas propostas por escrito e depois disputam entre si por meio de lances verbais ou online. O critério de julgamento é o menor preço.
Esta modalidade exige qualificação técnica dos fornecedores, que devem apresentar as propostas em envelopes lacrados. O critério de julgamento é o menor preço, técnica, ou combinação dos dois. Esse tipo de aquisição de medicamentos no setor público é indicada para a compra de bens e serviços complexos ou de grande valor.
É semelhante à concorrência, mas restrita aos fornecedores previamente cadastrados no órgão público ou que atendam aos requisitos do edital. O critério de julgamento também pode ser o menor preço, melhor técnica ou ambos. Essa modalidade é indicada para a compra de bens e serviços de valor médio.
Esta uma modalidade na qual o órgão público convida pelo menos três fornecedores do ramo do objeto da contratação para apresentar suas propostas em envelopes lacrados. O critério de julgamento é o menor preço. Ela é indicada para a compra de bens e serviços de pequeno valor.
A IBIZ Tecnologia é uma empresa especializada em soluções para o mercado de licitações, que oferece aos seus clientes ferramentas para monitorar, analisar e participar das oportunidades de negócios no setor público.
Um dos cases de sucesso da IBIZ é o da Roche, uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, que aumentou sua participação direta em licitações com o apoio da plataforma IBIZ Inteligência de Mercado.
A solução foi selecionada pela Roche para ser a base de seu sistema de inteligência de mercado, atendendo as demandas do projeto em questão. A IBIZ Inteligência de Mercado é uma solução transformadora que elimina “achismos” e torna a tomada de decisão mais assertiva, ampliando as vantagens competitivas de sua empresa e elevando seus resultados no mercado de compras públicas e non-retail privado.
Com isso, a Roche conseguiu aumentar em 14% sua participação direta em licitações, reduzir seus custos operacionais e otimizar seu tempo. A empresa também ampliou sua presença no mercado público, fortalecendo sua imagem e reputação.
Contamos com a base de dados públicos mais completa e abrangente do mercado, além do atendimento consultivo, personalizado, proativo e capacitado, para auxiliar a sua organização na tomada de decisões. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre como a IBIZ Tecnologia pode ajudar a sua empresa a se destacar nas licitações de medicamentos no setor público.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre como sua empresa pode se destacar nas licitações de medicamentos no setor público.
Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!