
20/02/2025
Saiba quais são as hipóteses para a modalidade de Dispensa de Licitação
As compras públicas no Brasil estão sujeitas a regras estritas visando assegurar transparência, igualdade de condições e bom uso dos recursos. Para respeitar essas premissas, a licitação, em todas as suas modalidades, representa o instrumento principal para a contratação pelo governo. Mas a legislação brasileira prevê algumas exceções em que a licitação pode ser dispensada.
A Nova Lei de Licitações – NLL (Lei 14.133/2021) trouxe importantes atualizações das hipóteses e procedimentos para dispensa de licitação. Este artigo da nossa seção Re-conheça esclarece o conceito, as vantagens e as desvantagens deste recurso legal e, também, detalha as condições em que ele pode ser aplicado, bem como a documentação necessária para participação.
Conheça tudo sobre o assunto a partir de agora.
O que é Dispensa de Licitação?
Esta forma de contratação pública prevista em lei permite à Administração escolher diretamente um fornecedor ou prestador de serviços sem a realização do processo licitatório. Mas a decisão precisa ser muito bem fundamentada: diferentemente da inexigibilidade de licitação, que ocorre em situações de inviabilidade de competição (como fornecimento exclusivo), a dispensa está prevista em condições objetivas e específicas determinadas pela legislação.
A Nova Lei de Licitações manteve os princípios de eficiência e transparência como eixos centrais, assim como consolidou e atualizou os casos em que a dispensa de licitação é permitida.
Hipóteses de uso da modalidade
Contratar sem licitação só é possível em casos emergenciais, de contratações de baixo valor ou quando há componentes que impõem complexidade. Confira as hipóteses abaixo, previstas no artigo 75 da lei.
- Contratações de baixo valor:
Dispensa para obras e serviços de engenharia ou manutenção de veículos até R$ 100 mil
Dispensa para compras e serviços gerais até R$ 50 mil
- Licitações desertas ou frustradas:
Quando não houver interessados ou propostas válidas em licitação anterior, ou os preços apresentados forem superiores aos de mercado, ou incompatíveis com valores oficiais.
- Exclusividade de fornecedor:
Contratação de bens ou serviços fornecidos exclusivamente pelo fabricante, ou fornecedor original, especialmente para garantir a manutenção de equipamentos durante o período de garantia técnica.
- Emergências ou calamidade pública:
Em casos de urgência que possam comprometer a continuidade de serviços públicos ou a segurança de pessoas e bens. A contratação é limitada ao atendimento da situação emergencial e deve ter prazo máximo de um ano, sem possibilidade de prorrogação.
- Bens e serviços específicos:
Hortifrutigranjeiros e perecíveis: aquisição direta durante o tempo necessário para a realização de licitações;
Alta complexidade tecnológica: contratação de bens e serviços no país que envolvam alta tecnologia e defesa nacional;
Materiais militares: aquisição de itens necessários para padronização logística das Forças Armadas;
Obras de arte e objetos históricos: apenas com autenticidade certificada e quando relacionados às finalidades do órgão;
Medicamentos para doenças raras: exclusivamente aqueles definidos pelo Ministério da Saúde.
- Necessidades de Segurança Nacional:
Quando houver risco à segurança, conforme definição do Ministério da Defesa ou demandas das Forças Armadas.
- Contratações entre órgãos públicos:
Aquisição de bens ou serviços produzidos por órgãos, ou entidades da Administração Pública, desde que compatíveis com os preços de mercado.
- Parcerias com organizações sem fins lucrativos:
Contratação de associações de catadores para coleta e comercialização de resíduos recicláveis;
Parcerias com entidades que implementem cisternas ou tecnologias sociais para acesso à água em áreas rurais;
Contratações no âmbito do Programa Cozinha Solidária, que fornece alimentação gratuita à população vulnerável.
- Fomento à pesquisa, inovação e tecnologia:
Contratação de instituições públicas ou privadas para projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como para transferência de tecnologia de produtos estratégicos ao Sistema Único de Saúde (SUS).
- Outras situações específicas:
Contratação direta em casos de guerra, estado de defesa, estado de sítio, intervenção federal ou grave perturbação da ordem;
Contratação de profissionais com notória especialização para compor comissões de avaliação técnica;
Serviços de apoio logístico e abastecimento de tropas em operações de paz no exterior ou em movimentações de curto prazo.
Conheça as vantagens e os riscos
A modalidade de contratação é alvo de pareceres e discussões no âmbito dos três poderes, seja pelo que oferece como vantagens, seja pelos riscos à idoneidade do processo.
Entre os ganhos que a dispensa de licitação oferece, estão:
- Flexibilidade e rapidez no processo: porque reduz os prazos de contratação, um benefício em casos de situações emergenciais e demandas específicas;
- Burocracia mínima: para contratações de menor expressão econômica, a dispensa dá maior eficiência ao processo, em relação a uma licitação completa.
Entre os riscos, estão principalmente:
- Risco de favorecimento: a ausência de competição pode abrir margem para escolhas menos vantajosas para os órgãos públicos;
- Falta de transparência: pode ser mais difícil para a sociedade e os órgãos competentes acompanharem e fiscalizarem as contratações realizadas por dispensa.
Como habilitar-se para participar
A legislação determina, também, toda a documentação necessária para participar de processos de compra por dispensa de licitação. Os documentos comprovam basicamente a idoneidade e capacidade técnica da empresa concorrente. Confira quais são.
- Documentação Jurídica:
– Contrato social ou estatuto da empresa;
– Cópia do CPF ou CNPJ.
- Regularidade Fiscal e Trabalhista:
– Certidão negativa de débitos com a Receita Federal;
– Certidão negativa de débitos trabalhistas;
– Certidões negativas estaduais e municipais, conforme aplicável.
- Habilitação Técnica:
– Portfólio de serviços realizados;
– Alvarás e licenças exigidas para a execução do serviço ou fornecimento do produto.
- Qualificação econômico-financeira:
– Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, registrados em órgão competente;
– Certidões negativas de falência ou recuperação judicial.
- Proposta Comercial:
– Orçamento detalhado com descrição do objeto a ser contratado e valores.
Garantir a transparência
Apesar de ser um instrumento essencial para dar agilidade e eficiência em situações necessárias, a dispensa de licitação também tem exigências determinadas em lei para garantir a moralidade administrativa. Ao compreender as regras, empresas e gestores podem atuar de maneira mais eficiente e alinhada aos princípios que regem a administração pública para estabelecer bons negócios.
E, para não haver dúvidas, conte com empresas que ajudam a sua empresa a trilhar uma jornada estratégica e assertiva. Conte conosco! Aqui na IBIZ Tecnologia, empresa pioneira e referência nacional na captura, tratamento, análise e gestão da informação, estamos, desde 1997, auxiliando cadeias de negócios a se conectarem e tomarem as melhores ações baseadas em dados e referências.