Fraudes em licitações públicas: saiba como evitar
Fraudes em licitações públicas representam um desafio significativo para garantir a integridade dos processos licitatórios e a igualdade de oportunidades entre participantes. Este artigo explora...
A tecnologia tem se tornado cada vez mais necessária e importante no processo de licitação pública. Afinal, sendo possível explorar os benefícios de soluções digitais em diversos segmentos empresariais, não há porque ser diferente no que diz respeito à Administração Pública, especialmente quando falamos de tecnologia de dados.
Ainda mais se considerarmos que, atualmente, a coleta de dados tornou-se algo relativamente simples. No entanto, realizar esse processo de maneira adequada ainda é a forma mais assertiva de aproveitar ao máximo esses dados e análises.
E a tomada de decisões, imprescindível para o sucesso no segmento das licitações públicas, pode levar em conta uma série de fatores. Mas nenhum deles será tão eficaz e persuasivo quanto contar com dados concretos e apurados. Agora, como atingir todo esse potencial?
Para ajudar você a entender melhor a importância do uso da tecnologia de dados no processo licitatório, preparamos um artigo, seguindo nossa série de materiais didáticos sobre o universo da licitação e compras públicas, se aprofundando um pouco mais no tema. Acompanhe e boa leitura!
A tecnologia de dados pode ser usada nas licitações públicas para automatizar e otimizar vários aspectos do processo, como a coleta, o armazenamento e a análise de informações, envolvendo o setor público e demais empresas envolvidas no certame.
Outra finalidade é que ela pode melhorar a transparência e a precisão do processo de licitação pública, permitindo que os participantes tenham acesso a informações precisas e atualizadas sobre o estado do processo.
No segmento das licitações públicas, é comum que essas finalidades sejam atingidas por meio de possibilidades como:
Big data é um conjunto de técnicas e ferramentas usadas para coletar, armazenar, gerenciar e analisar grandes volumes de dados. Esses dados podem ser estruturados, semi-estruturados ou não estruturados e podem vir de fontes variadas, como sensores, dispositivos móveis, redes sociais, e-mails, transações comerciais, entre outros.
As técnicas de big data permitem que sejam capturadas e analisadas grandes quantidades de dados, mesmo quando eles são gerados em alta velocidade, como os dados gerados por IoT (Internet das coisas). A análise de big data pode fornecer insights valiosos para empresas, governos e outras organizações, ajudando-os a tomar decisões informadas e melhorar a sua eficiência.
A inteligência de mercado é o processo de coletar, analisar e disseminar informações sobre um mercado específico, com o objetivo de ajudar as empresas a tomar decisões baseadas em dados, melhorando a sua competitividade. Isso pode incluir informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes, tendências do mercado, regulamentações e outros fatores que afetam o desempenho de uma empresa.
As organizações podem usar big data e inteligência de mercado nas licitações públicas para melhorar sua posição competitiva e aumentar as suas chances de vencer um certame. Algumas das maneiras como essas tecnologias podem ser usadas incluem:
É de se supor que toda nova legislação surja com o objetivo de tornar mais transparentes e eficientes os processos aos quais está relacionada. E, neste sentido, contar com o potencial oferecido pela solução digital mais adequada é algo bastante natural.
Dentro deste contexto, a maior inovação tecnológica implementada pela Nova Lei de Licitações (NLL), 14.133, diz respeito à modernização dos processos licitatórios. Mais especificamente ao pregão eletrônico.
Vale dizer que o pregão é uma modalidade de licitação pública obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, que pode adotar como critério de julgamento o menor preço ou o maior desconto. Ele é adotado em toda ocasião em que o objeto possuir padrões de desempenho e qualidade que possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais de mercado.
A disputa pelo fornecimento, realizada por um licitante ou mais, se dá em uma sessão pública, que agora como deixa bem claro a NLL, deve ser realizada eletronicamente, via de regra. A legislação também dispõe que ela deve ser feita em ambiente virtual, pela internet, por meio de sistemas de governo ou programas particulares, sendo exceção a sua realização presencial. Aliás, neste caso, a sessão deve ser gravada em áudio e vídeo e juntada aos autos, conforme a lei.
Também não podemos deixar de citar a criação do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). O principal objetivo deste endereço eletrônico é estabelecer um banco de dados de licitações nacional unificado, englobando órgãos e entidades de administração pública da União, estados, Distrito Federal e municípios.
Recorrer a uma boa estratégia continua sendo a melhor forma de incrementar os lucros quando estamos falando de licitações. Afinal, não é por sorte que muitas empresas atingem números estratosféricos dentro deste segmento: isso acontece como fruto de uma gestão estratégica, antenada às novidades, tendências e movimentos do mercado.
Conforme já ficou bem claro no decorrer deste conteúdo, aproveitar dados concretos segue sendo um enorme diferencial em um setor tão concorrido, capaz de ajudar empresas a alcançar bons resultados e, como consequência, lucros maiores com as licitações.
E, hoje, as ferramentas digitais voltadas para essa finalidade permitem economia de tempo, redução de erros e muito mais assertividade e eficácia nas escolhas e participações dos processos.
Por isso, é imperativo que tecnologia e estratégia caminhem de mãos dadas. Afinal, há uma série de benefícios disponíveis ao se optar pela implementação de soluções digitais voltadas a licitações públicas, como foi possível conferir.
Dessa maneira, você assegura sua participação em mais processos, com mais qualidade e ainda mais probabilidades de aumentar o faturamento.
Direcione seus esforços na gestão estratégica de suas licitações ao optar pela IBIZ Licita, a maior, mais completa e atualizada base de dados do mercado público que disponibiliza as informações essenciais de editais e processos de compra e venda para empresas que atuam direta ou indiretamente no mercado público, com busca diária em aproximadamente 5.000 portais e fontes oficiais do governo.
Com soluções de big data e Data Science as empresas podem traçar estratégias de vendas que as diferenciam de seus concorrentes, otimizando fluxos de trabalho e obtendo métricas de performance.
No entanto, mais do que as ferramentas tecnológicas adequadas, é preciso contar com o auxílio de uma empresa que estimula essa cultura de dados e o pensamento estratégico do qual o mercado tanto precisa.
E, para ajudar você a trilhar uma jornada de sucesso com seu empreendimento e participar de licitações públicas, nós, da IBIZ Tecnologia, empresa pioneira e referência nacional na captura, tratamento, análise e gestão da informação, estamos, desde 1997, auxiliando cadeias de negócios a se conectar e tomar as melhores ações baseadas em dados e referências. Oferecemos uma visão sistêmica da informação sobre os mercados públicos e non retail privado para os nossos clientes.
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Não se esqueça: se você ainda é novo(a) nesse universo, acompanhe os próximos artigos com as bases dos processos que envolvem a gestão de licitação e compras públicas. E você que já está nessa jornada, aproveite para relembrar os fundamentos.
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